13.3.14

Colcha de retalhos

O post de hoje é sobre uma visita à casa da irmã e uma colcha de retalhos velhinha.
Os bordados que mostro aqui no blog são feitos em uma máquina Janome que costura e borda. Já é velhinha e ultrapassada, mas quando a recebi fiquei entusiasmada, a danadinha borda sozinha! Bem, sozinha maneira de falar, alguém tem que escolher os motivos, posicionar o tecido, trocar as linhas e ainda dar um jeitinho quando ela tem um chilique e embola tudo.
Quando a máquina finalmente chegou, depois de dias de ansiosa espera, fiquei tão feliz que comecei a testar todos os bordados, e olha que não são poucos! No começo eram quadradinhos de tecido que guardava em um álbum, depois comecei a aumentar o tamanho dos quadrados e guardar para futuro uso. Foram muitos projetos com os bordados, rendeu uma boa produção de almofadas e vários detalhes nas roupas das filhas que ainda eram pequenas.
Com os últimos bordados e mais alguns que enfeitei com o que tinha em casa (renda, bordado inglês e aplicações) montei uma colcha de retalhos para minha irmã. Boa surpresa quanto entro no quarto e lá estavam meus quadradinhos cheios de alegria cobrindo a cama. Não resistir e fotografei para mostrar para vocês!

Testando os bordados, os pontos e a escrita. 

8 comentários:

  1. Linda!
    Amo azul e amo coisas feitas com retalhos :)

    ResponderExcluir
  2. Regina, ficou linda!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bonita!!!! Tive que esfregar os olhos para confirmar que estava vendo meu personagem preferido: o Pato Donald!!!! E era ele mesmo!!!!! Adorei ver tantas misturas resultando numa colcha tão legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É tão gratificante ver nossos trabalhos ainda embelezando mesmo depois de vários anos, não é? Os bordados ficaram ótimos e você soube aproveitá-los bem. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina, essa é a verdadeira colcha de retalhos, como se fazia antigamente, aproveitando "as sobras"! Nada tem a ver com o patchwork moderno, pensado e organizado. A colcha de retalhos ´nasce quase que espontaneamente, da junção dos pequenos quadrados que temos em casa, com poucas preocupações de combinar cores ou desenhos. Por isso, a sua colcha mistura personagens da Disney com flores e até dizeres. Gosto muito deste tipo de trabalho. Hoje em dia, empenhamo-nos muito em conjugar tudo. Parabéns, é esta peça única ! bj

    ResponderExcluir
  6. Linda, como borda bem essa máquina! Eles dão um visual incrível à peça.
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  7. Oi, Regina! Linda sua colcha de retalhos. Cada pedacinho uma história. Eu estou pensando em comprar uma máquina de bordar, mas te confesso que ainda não me decidi por qual marca, então se puder, me escreva pra gente trocar figurinhas, rs. Eu gostaria de saber a marca certinho e se você está gostando. Beijos da Clau.
    csoliver@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Meu atual sonho de consumo: uma máquina que costura e borda! Fiquei impressionada com o que ela borda, até o Pato Donald! Que loucura! Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário