18.4.13

Bacalhau "en papillote"

Bacalhau pede alho e azeite, assim dizem os portugueses. Adoro o danado do azeite, mas não ando com um relacionamento muito bom com ele - ou com qualquer outro tipo de gordura. E como amo bacalhau tive que mudar a antiga receita da casa: bacalhau assado com azeite, ou melhor, "no" azeite, para uma mais leve. Assim surgiu essa receita, gostosa, saudável e rápida.


Ingredientes:
2 postas de bacalhau dessalgado
2 cenouras pequenas
2 abobrinhas-menina pequenas
1 limão
4 dentes de alho, cebola, coentro e azeite.
Preparo:
Lave bem a cenoura, corte as duas extremidades e rale no ralo grosso no sentido do comprimento, ou corte em tiras bem fininhas. Faça o mesmo com as abobrinhas. Corte a cebola em cubinhos, os dentes de alho em fatias e refogue com um pouco de azeite. Quando murchar desligue o fogo e junte a cenoura e a abobrinha (não é necessário cozinhar), junte o coentro picado. Corte 4 rodelas de limão e retire o suco do restante. Corte dois retângulos no papel manteiga ou alumínio (prefiro o manteiga em receitas que usa limão ou vinagre). Divida os legumes em duas partes e coloque no centro de cada retângulo de papel. Ponha a posta de bacalhau em cima dos legumes e duas rodelas de limão sobre o bacalhau. Regue com o suco de limão e um pouco de azeite. Feche bem, enrolando as bordas, formando um pacotinho. Coloque os pacotes numa assadeira e leve ao forno quente por 30 a 40 minutos. Atenção com o vapor ao abri o pacote! Regue com um pouco de azeite e sirva acompanhado de batatas e azeitonas.

 


Bon appetit!

6 comentários:

  1. Woww... que delícia!!
    Adoro bacalhau. Vou favoritar a receita.
    Obrigada!!! rs
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  2. Regina,
    Hoje quando voltava pra casa, pensava numa receita de bacalhau e me dei conta de que não tinha nenhuma.... Agora tenho! Que legal!!!
    Hummmm senti o cheirinho daqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina,
    Eu não como bacalhau, mas vou te dizer que ficou bonito!!!
    Eu coloco azeite em tudo rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina, a cara ficou muito boa. Meu marido adora bacalhão mas só assim de postas. Nada de desfiado ou misturado com outra coisa e achei este tua maneira bem prática e deve deixar o bicho bem suculento. O próximo vai ser este com certeza. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  5. Essa receita eu passo rsrsrs bacalhau não é comigo. Dá pra substituir por outro peixe??

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaku,

      Pode substituir sim. A receita original e com linguado, como adoro bacalhau adaptei ao meu gosto.
      beijo

      Excluir

Deixe seu comentário