25.3.13

Caramelo ao sal e castanha do pará

Páscoa chegando e a oferta de chocolates em todos os supermercados nos cobrindo, literalmente, de ofertas. Aí de mim que não gosto de chocolate! Sempre ouço exclamações de surpresa quando falo isso, mas é a pura verdade. Já os caramelos eu adoro! Adorava as balas de Toffe quando ia ao cinema, sempre acabavam antes do filme. Queria fazer um doce bem gostoso para presentear os amigos e familiares no almoço de Páscoa, então lembrei da receita que a filha me mandou:"Crème à tartiner au caramel au beurre salé", nome grande para uma delicia da cozinha francesa. A receita ganhou um ingrediente brasileiro a castanhas do Pará, uma delícia para se comer às colheradas!
Foi o agrado escolhido para a amiga virtual, e agora real,  Dani, do Assim ou assado.


ingredientes:

200g de açúcar cristal
40g de manteiga salgada
200ml de creme de leite fresco ou de lata
100g de castanhas do Pará picadas grosseiramente

Preparo:
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio para caramelizar. Quando o açúcar estiver derretido junte a manteiga e o creme de leite aos poucos mexendo rápido com um batedor de arame. Atenção para não se queimar! Mexa até ficar bem homogêneo. Leve novamente ao fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos mexendo devagar e sem parar. Deligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de colocar nos vidros. Coloque uma camada de caramelo, cubra com as castanhas picadas e complete com mais caramelo. Conserve na geladeira. Bon appétit!

13 comentários:

  1. Ahaaaaa! :)
    Oi Regina!!!

    Segredo revelado, muito chic você, heim :)
    Eu adoro chocolate, mas as toffe também rs

    Deve ser delicioso, já fiquei de olho gordo lá na
    Daniela.

    E a apresentação, os vidros...
    Muito bonito! Parabéns, presente de sucesso com certeza!

    Achei muito bacana o encontro :)
    bjs, ótima segunda e semana!
    E você nunca está atrasada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Pois é, chocolate não é minha paixão. Se gosta de toffe vai adorar esta receita, é deliciosa. O encontro foi ótimo, adorei. Estou de olho na Mega e quem sabe não nos conhecemos também?
      Beijo e boa semana

      Excluir
    2. Oba!!!!!
      Vamos sim :)
      bjs, ótimo dia!

      Gosto muito de toffe, a original azul com bolinhas brancas rs

      Excluir
  2. Regina,
    jah ia pedir a receita. Ainda, nao provei. Mas tenho certeza que eh deliciosa.
    Colocarei um link na minha postagem.
    beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani,

      Quero um depoimento, rs! E outro encontro.
      Beijo

      Excluir
  3. Regina, que potes são esses? Eu tinha visto no blog da Dani, mas achei que vc tivesse comprado. Agora que sei que vc fez, estou curiosa pra saber onde vc achou esses potes lindos! rs

    Sobre o caramelo, eu tinha visto no canal Bem Simples, no programa A Confeitaria com a Joyce, uma receita de caramelo com sal em que ela faz o caramelo e na hora de comer salpica flor de sal ou sal comum em cima do caramelo. Ela disse que era o melhor doce pra ela. Fiquei curiosa... Aí quando vi que vc tinha feito caramelo ao sal achei que fosse esse, mas vi que na receita não tem sal - só o da manteiga. Então esse deve ser diferente... Talvez eu goste mais! rs

    Mas a receita é linda e os potes nem se fala! Parabéns!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cynthia,

      Deve se a mesma receita sim. A minha eu usei só a manteiga com sal, mas pode usar a sem sal e colocar um pouquinho de grãos no final. Não faz muita diferença entre usar a "Fleur de sel" ou sal grosso normal, só fica mais chic, rs. Adoro toffe e já provei de vários tipos, com frutas secas, nozes ou amêndoas, e como gosto de castanhas do pará achei que ficaria gostoso.
      Beijo

      Excluir
  4. Hummm Regina,
    Nem parece bom? Rssssssss parece ótimo!!
    Achei o grau de dificuldade zero!!
    Vou experimentar!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que você publicou sua receita.
    Eu vi que fez o maior secesso.
    E ainda tem origem francesa, é isso?
    Deve ter ficado mais gostosa que a original com o sabor brasileiros das castanhas.
    E o pote ficou lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri,

      Pelo menos essa receita que minha mandou veio de um blog frances e é muito usada por lá para passar em pães ou biscoitos. Eu, que sou muito gulosa, como pura, como doce de leite.
      beijo

      Excluir
  6. Parece realmente delicioso! Vou fazer para experimentar. Eu já fiz apenas com mel e castanha-do-pará, também fica muito gostoso. Obrigada pela receita e feliz páscoa!!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acabei de vir do blog da Dani. A Maria tinha comentado do encontro e por causa da correria dos últimos dias não tinha conseguido ver. Hoje estou aproveitando o sossego momentâneo, pós entrega de projeto, e colocando as visitas em ordem.

    Também conheci essa semana uma amiga virtual que agora é real. É muito gostoso. A conversa flui.

    Bem vc não gosta de chocolate e eu não posso comer, por causa de uma promessa. E esse doce parece muito apetitoso.

    Bjsss

    Kaku

    ResponderExcluir
  8. Regina esqueci de comentar da beleza do vidro e a tag. Fofura!!!

    Kaku

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário